Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10468
Título: "Quanto lixo! O que fazer?" análise etnográfica de experiência pedagógica através do filme Wall-e na Escola Fazenda Jardim (Fagundes-PB)
Autor(es): Souza, Maiara de
Palavras-chave: Cinema
Ensino Fundamental
Meio Ambiente
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: A desmistificação do uso de filmes não apenas como entretenimento, mas mostrar que eles podem ser incorporados no currículo escolar, de forma didático-pedagógica, que tanto professores como alunos sejam beneficiados, vem a ser um objetivo perseguido deste trabalho monográfico, o qual é o resultado de uma pesquisa, realizada através da observação participante em uma turma Multisseriada (1º, 2º, 4º e 5º ano) do Ensino Fundamental I, no período de agosto e setembro de 2014, na E. E. E. F. Fazenda Jardim, no município de Fagundes–PB. Esta experiência possibilita a interação entre cinema e o Tema Transversal Meio Ambiente, escola e sociedade, promovendo aos sujeitos participantes a construção de conhecimentos e uma visão crítica sobre pontos presentes nos novos artefatos culturais presentes na sociedade pós-moderna (como anúncios, novela, cinema, desenho animados etc.). A fim de atingir esse objetivo, foi elaborado um Projeto Intervenção com o planejamento de atividades pedagógicas e de análise e reflexão, organizadas para o trabalho com o cinema e o Tema Transversal Meio Ambiente dos PCN´s/MEC, abordando temas como: Conhecer os problemas ambientais ocasionados pelo acúmulo de lixo e/ou sua destinação inadequada; Promover uma atitude de cuidado e atenção ambiental na localidade; Aumento da produção de lixo nas últimas décadas e suas consequências para a vida no planeta.Para a fundamentação teórica, destacamos os conceitos e argumentos de: identidade (COSTA, 2005; KELLNER 1995), cinema (DUARTE, 2002), cinema na escola (NAPOLITANO, 2003), temas transversais (GALLO, 2001; RAMOS, 1998; LOPES, 2001), meio ambiente (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONIAS, 1997; LOUREIRO, 2004). Ao longo deste trabalho, destacaremos a importância do educador dispor de instrumentos para avaliar, criticar e identificar aquilo que pode ser tomado como elemento de reflexão sobre o cinema, educando seu olhar para novas leituras de imagens, tomando como base o acesso a diferentes tipos de filmes, não ocultando conceitos relevantes para a formação de crianças e adolescentes.
Descrição: SOUZA, M. de. "Quanto lixo! O que fazer?" análise etnográfica de experiência pedagógica através do filme wall-e na Escola Fazenda Jardim (Fagundes-PB). 2015. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10468
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maiara de Souza.pdf30.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.