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Título: Inserção da história e cultura afro-brasileira e africana na modalidade educação de jovens e adultos: relato de uma experiência
Autor(es): Silva, Alzira Maria Lima da
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Educação Etnicoracial
Diversidade Cultural
Lei 10.639/03
Data do documento: 16-Dez-2014
Resumo: Neste trabalho, apresentamos os resultados de um Projeto de Intervenção Pedagógica aplicado numa escola da rede municipal de Campina Grande-PB acerca das atividades desenvolvidas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir das determinações estabelecidas na Lei n. 10.639/03. O objetivo era observar como a inserção da temática História e Cultura afrobrasileira e Africana poderia contribuir para desconstrução dos estereótipos e preconceitos, possibilitando aos alunos da EJA desenvolverem um novo olhar em relação ao negro e sua história. Ao mesmo tempo, tinha o propósito de mostrar alternativas metodológicas para o processo de implementação da Lei n. 10.639/03 na modalidade EJA. Metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa, estruturado a partir da observação e de entrevistas. O estudo pode ser classificado como pesquisa-ação, haja vista procurar unir a prática ao desenvolvimento de conhecimento a partir da compreensão de uma dada realidade a fim de aprofundar conhecimento ou com o intuito de responder a perguntas específicas. Para subsidiar nossa pesquisa, utilizamos como aporte teórico vários estudiosos, dentre eles: Candau (2002); Munanga (1999); Mattos (2009); Moore (2008); Moreira & Candau (2007); Penha (2010); Sacristàn (2001); Silva (2010); Freire (1985, 1996, 1995, 2005); Haddad (2002); Machado (2009); Sartori (2010); Soares (2002), entre outros. As fontes documentais também foram de fundamental importância. Lemos a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96), modificada pela Lei 10.639 em 09 de janeiro de 2003 e alterada para 11.645 em 28 de março de 2008, incluindo no currículo oficial da rede oficial de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura afrobrasileira e Indígena com intuito de formar sujeitos capazes de respeitar a diversidade cultural que compõe nosso país. Também se recorreu às Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico-Raciais (BRASIL,2004) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1996), especialmente no tocante ao volume que discute a Pluralidade Cultural e as Diretrizes Curriculares Nacionais/Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2002). A partir dos resultados obtidos, constatamos que a efetivação da Lei n. 10.639/03 nos sistemas educacionais não é algo tão simples, pois a desconstrução dessa visão de escola, de currículo e de educação acarreta conflitos e questionamentos. Também foi possível constatar que os alunos são facilmente atraídos pelo conteúdo sobre a história dos negros e da África à medida que ouvem uma história, um poema, uma canção, um texto informativo, a leitura de um livro. Demonstram interesse e tentam compreender a temática, já que ela subsidiará a construção do seu próprio discurso, além de favorecer a percepção crítica do mundo em que vivem, a expressão das suas ideias e a defesa dos pontos de vista de cada um deles. A valorização da História e Cultura AFROBRASILEIRA e Africana é fundamental para a desconstrução da visão unificada, estereotipada e preconceituosa que se construiu desses povos ao longo da história brasileira e que insiste em se perpetuar até os dias atuais.
Descrição: Silva, A. M. L. da. Inserção da história e cultura afro-brasileira e africana na modalidade educação de jovens e adultos: relato de uma experiência. 2014. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10475
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