Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10639
Título: | A coesão textual: uma análise do conceito no livro didático |
Autor(es): | Barbosa, Ana Paula Gomes |
Palavras-chave: | Coesão Textual Ensino Linguística de Texto Livro Didático |
Data do documento: | 13-Mai-2016 |
Resumo: | A coesão textual é um recurso sintático-semântico diretamente relacionado à interpretabilidade e aos efeitos de sentido dos textos, sobretudo, dos escritos. Sendo, portanto, o seu ensino, fundamental para a construção da competência textual dos educandos. Não obstante, traduzir as teorias linguísticas, que explicam este recurso, para a linguagem escolar, ainda se configura um desafio para o professor de língua portuguesa. Diante disto, o objetivo geral deste trabalho é refletir a proposta didático-pedagógica dos livros didáticos que compõem a coleção “Português: Literatura, Gramática e Produção Textual” desenvolvida por Sarmento e Tufano (2010) e destinada à última fase do ensino básico, no que diz respeito ao ensino da coesão textual e a utilização das teorias da linguística textual. Especificamente, observamos como os elementos responsáveis pela consolidação da coesão textual, em suas modalidades sequencial e referencial, foram sendo conceituados e trabalhados ao longo dos três volumes. Para isso, analisamos as seções destinadas ao ensino de Gramática e Produção Textual. Constatamos que a coesão textual é mencionada, seja direta ou indiretamente nos três volumes da coleção, e que seu conceito e abordagem prática são construídos levando em consideração o texto e os efeitos de sentido, embora essa abordagem não seja unívoca, já que ainda identificamos algumas questões tradicionais, envolvendo nomenclaturas e classificações, também fora observado a existência de um diálogo entre os capítulos de gramática e produção de texto. Não obstante, em relação à utilização da teoria da linguística de texto, identificamos que ainda há certa dificuldade em fazer a transposição desta para a sala de aula, sobretudo, porque algumas noções são apresentadas, sem a explicação necessária para total compreensão dos alunos do ensino básico. |
Descrição: | Barbosa, A. P. G. A coesão textual: uma análise do conceito no livro didático. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10639 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Paula Gomes Barbosa.pdf | 4.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.