Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10995
Título: O protagonismo da autoridade policial à luz da constituição cidadã: em defesa de reais garantias ao delegado de polícia
Autor(es): Pequeno, Washington Guedes
Palavras-chave: Autoridade policial
Garantias Funcionais
Lei.12.830/2013
Data do documento: 27-Fev-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar que a Autoridade Policia, real protagonista do sistema persecutório pátrio e essencial ao desenvolver do devido processo penal, segue despida de garantias funcionais essenciais ao desenvolvimento de suas atividades imunes a indevidas ingerências. Para tanto, analisar-se-á o Inquérito Policial e as suas Finalidades no ordenamento pátrio bem como os dispositivos da Lei.12.830/2013 que ensaiam a introdução de garantias ao Delegado de Polícia. Ainda, será relatado em paralelo, uma maléfica tendência, cada vez mais crescente na jurisprudência e legislação pátria, de conceder poderes investigatórios a membros do Ministério Público e Poder Judiciário que por serem dotados de devidas garantias funcionais, a exemplo da vitaliciedade, inamovibilidade, independência funcional e irredutibilidade de subsídios, surgem como um substitutivo às Autoridades Policiais, representando a solução contra a corrupção e maior eficiência no sistema persecutório pátrio. No entanto, a partir do estudo dos sistemas processuais penais, demonstrar-se-á o quanto esta tendência vem perigosamente lançando inconstitucionalidades no ordenamento pátrio.
Descrição: PEQUENO, Washington Guedes. O protagonismo da autoridade policial à luz da constituição cidadã: em defesa de reais garantias ao delegado de polícia. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10995
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Washington Guedes Pequeno.pdfWashington Guedes Pequeno516.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.