Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11005
Título: A responsabilidade dos sócios por débitos tributários da empresa: a questão da prova
Autor(es): Freire, Claudia Germana Azevêdo Leal
Palavras-chave: Direito tributário
Responsabilidade tributária
Ônus da prova
Data do documento: 2-Dez-2011
Resumo: O sistema tributário nacional lança mão de recuso de responsabilização de terceiro, inserindo na relação tributária um terceiro como sujeito passivo, diferente do contribuinte, para cumprimento da obrigação para com o Fisco. Tal disposição está especificamente elucidada nos artigos 134 e 135 do Código Tributário Nacional. Dentre os terceiros passíveis de responsabilidade previstos nesses dispositivos legais, está a figura do sócio empreendedor. Buscando o entendimento e elucidação de como ocorre esse instituto voltado para a responsabilização do sócio, procedeu-se à realização do presente estudo, objetivando-se analisar em quais hipóteses caberá a responsabilização e principalmente a quem cabe a prova da alegação, especificando a hipótese de responsabilidade previstas no artigo 134, inciso VII do CTN, na sociedade de pessoas, intutite persoane, e a hipótese do artigo 135, III especificadamente para a figura do sócio da sociedade limitada. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico, com análise de artigos, doutrinas diversas, além da realização de investigação normativa e jurisprudencial. Através do método de abordagem dedutiva, constatou-se que a responsabilidade do sócio é matéria de ordem subjetiva, necessitando do elemento volitivo para comprovar a responsabilização. É ônus da Fazenda Pública, comprovar tal conduta apurado-a num procedimento seja ele administrativo ou judiciário, onde seja dada oportunidade para que o sócio responsabilizado promova sua defesa, respeitando os princípios constitucionais do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.
Descrição: FREIRE, Claudia Germana Azevêdo Leal. A responsabilidade dos sócios por débitos tributários da empresa: a questão da prova. 2011. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11005
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudia Germana Azevêdo Leal Freire.pdfClaudia Germana Azevêdo Leal Freire491.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.