Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Amanda Danielly-
dc.date.accessioned2016-09-02T12:16:55Z-
dc.date.available2016-09-02T12:16:55Z-
dc.date.issued2016-07-01-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11267-
dc.descriptionALVES. A. D. O ensino do gênero dissertativo – argumentativo no livro didático de língua portuguesa. 2016. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO propósito desta pesquisa foi realizar uma reflexão acerca da abordagem dos gêneros textuais argumentativos e, sobretudo, do gênero textual dissertativo-argumentativo, nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio, enquanto objetos de ensino. O trabalho com os gêneros textuais se tornou uma necessidade, principalmente, depois dos documentos oficiais ressaltarem a importância de tal trabalho como ferramenta essencial no processo de construção da competência comunicativa do educando. Assim, fundamentamos a nossa reflexão em autores como Bakhtin (1997, 2004), Buzen (2005, 2009), Koch (2004, 2006), Marcuschi (2005, 2007), Motta-Roth (2005, 2011) e outros. A pesquisa é constituída pela análise do seguinte livro: Português: Contexto, Interlocução e Sentido, Vol.03, de Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M.Abaurre e Marcela Pontara (2013), publicado pela editora Moderna. No que diz respeito à abordagem dada ao gênero dissertativo-argumentativo no livro mencionado, observou-se que alguns pontos pertinentes ao trabalho com o gênero em questão, acabaram não sendo explorados ou explorados de forma muito breve. Em contrapartida, observamos aspectos positivos, como o tratamento de elementos sociocomunicativos subjacentes ao gênero explorado, o que, a nosso ver, garantiu abordagem que trouxe importantes contribuições para o desenvolvimento da criticidade do aluno, assim como da sua compreensão acerca do entorno que perpassa a produção textual.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: João Paulo dos Santos de Andradept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectGênero dissertativo-argumentativopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO ensino do gênero dissertativo – argumentativo no livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Danielly Alves.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.