Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11267
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Amanda Danielly | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T12:16:55Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T12:16:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11267 | - |
dc.description | ALVES. A. D. O ensino do gênero dissertativo – argumentativo no livro didático de língua portuguesa. 2016. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O propósito desta pesquisa foi realizar uma reflexão acerca da abordagem dos gêneros textuais argumentativos e, sobretudo, do gênero textual dissertativo-argumentativo, nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio, enquanto objetos de ensino. O trabalho com os gêneros textuais se tornou uma necessidade, principalmente, depois dos documentos oficiais ressaltarem a importância de tal trabalho como ferramenta essencial no processo de construção da competência comunicativa do educando. Assim, fundamentamos a nossa reflexão em autores como Bakhtin (1997, 2004), Buzen (2005, 2009), Koch (2004, 2006), Marcuschi (2005, 2007), Motta-Roth (2005, 2011) e outros. A pesquisa é constituída pela análise do seguinte livro: Português: Contexto, Interlocução e Sentido, Vol.03, de Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M.Abaurre e Marcela Pontara (2013), publicado pela editora Moderna. No que diz respeito à abordagem dada ao gênero dissertativo-argumentativo no livro mencionado, observou-se que alguns pontos pertinentes ao trabalho com o gênero em questão, acabaram não sendo explorados ou explorados de forma muito breve. Em contrapartida, observamos aspectos positivos, como o tratamento de elementos sociocomunicativos subjacentes ao gênero explorado, o que, a nosso ver, garantiu abordagem que trouxe importantes contribuições para o desenvolvimento da criticidade do aluno, assim como da sua compreensão acerca do entorno que perpassa a produção textual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: João Paulo dos Santos de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Gênero dissertativo-argumentativo | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino do gênero dissertativo – argumentativo no livro didático de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Amanda Danielly Alves.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.