Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11344
Título: Peculiaridades dos direitos do trabalhador doméstico no Brasil: evolução legislativa e análise da relação empregatícia à luz de um novo microssistema jurídico - LC n. 150/2015
Autor(es): Carvalho, Nathália Roberta Stabile de
Palavras-chave: Trabalho doméstico
Evolução legislativa
Lei complementar n. 150/2015
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo retrata a origem do trabalho doméstico no Brasil, sua evolução legislativa através de criação de leis e decretos, até os dias atuais com o advento do novo microssistema jurídico: a Lei Complementar n. 150/2015, que institui diversos direitos e garantias para a regulamentação e a proteção do trabalhador doméstico, extinguindo assim, a ideologia dos resquícios escravocratas do período colonial. Porém, destacam-se também pontos negativos sobre a nova lei, quais sejam: o aumento no valor do serviço e consequentemente o crescimento do trabalho informal; a presença de lacunas e brechas na atual legislação, fazendo-se necessário em certos casos, o auxílio de outras normas e até mesmo do posicionamento dos tribunais. De modo geral, é perceptível a evolução histórica, jurídica e social desta classe de trabalhadores. Para fins didáticos, informa-se que, o respectivo trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica, em livros, códigos, artigos e outros relacionados com o tema.
Descrição: CARVALHO, N. R. S. de. Peculiaridades dos direitos do trabalhador doméstico no Brasil: evolução legislativa e análise da relação empregatícia à luz de um novo microssistema jurídico - LC n. 150/2015. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11344
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathália Roberta Stabile de Carvalho.pdfNathália Roberta Stabile de Carvalho366.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.