Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11517
Título: A modalidade de contratação integrada no regime diferenciado de contratações públicas (Lei 12.462/11)
Autor(es): Henriques, Heitor Toscano
Palavras-chave: Licitações Públicas
Contratação integrada
Contratação pública
Data do documento: 2014
Resumo: O presente trabalho trata da análise de uma das inovações trazidas para o âmbito das licitações públicas pela Lei 12.462/11, que instituiu o Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC: a contratação integrada. Criado para atender a demanda dos grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas), a lei trouxe uma nova possibilidade, que está inserida no art. 9º da supracitada lei e no art. 73, §1º do Decreto nº 7.581/11. Consiste no regime que compreende a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, a execução de obras e serviços de engenharia, a montagem, a realização de testes, a pré-operação e todas as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto. Este modelo foi importado do regramento licitatório da PETROBRÁS (Item 1.9 do Decreto nº 2.745/1998) e, em virtude de sua diferente dinâmica, que prevê que o poder público se reservará à realização de apenas um anteprojeto de engenharia, sem o detalhamento do projeto básico, que fica a cargo do particular, tem recebido diversas críticas. Inclusive, o dispositivo que trata da contratação integrada é questionado em ação direta de inconstitucionalidade ajuizada no Supremo Tribunal Federal. Esta análise pretende trazer à discussão os vários pontos da modalidade de contratação integrada, quais as vantagens e pontos negativos e qual a repercussão prática desta inovação.
Descrição: HENRIQUES, H. T. A modalidade de contratação integrada no regime diferenciado de contratações públicas (Lei 12.462/11). 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11517
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heitor Toscano Henriques.pdfHeitor Toscano Henriques634.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.