Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11537
Título: A leitura e a escrita no 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Idalina Rosa – Pedro Régis/PB: algumas reflexões
Autor(es): Silva, Adriana Ramos da
Palavras-chave: Leitura - Ensino
Processo de Aprendizagem
Escrita - Aprendizagem
Data do documento: 2013
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a leitura e a escrita dos educandos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Idalina Rosa, situada na zona rural do município de Pedro Régis – PB. O presente estudo tem como base o aporte teórico defendido por Cagliari (2009), Marques de Melo (1986), Martins (1994), Kleiman (2008), Rojo (2009), Antunes (2003) dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa aplicada através de questionários que visavam, principalmente, coletar dados que pudessem ser o mais claro possível, para que assim mostrassem os motivos pelos quais os educandos da escola acima citada ainda apresentam déficit no ensino-aprendizagem mesmo estando no 8º ano. Partindo desse pressuposto, optamos por fazer questionários, para que pudéssemos ter mais clareza das respostas e assim poder desenvolver com mais objetividade nossa monografia. Portanto, buscamos informações com 17(dezessete) alunos do 8º ano do ensino fundamental, 04 (quatro) professores e 04(quatro) pais. Ao longo dessa pesquisa foi possível notar diferentes posicionamentos, nos quais pudemos identificar as dificuldades de leitura, escrita, compreensão e interpretação das perguntas do questionário da pesquisa. A análise dos resultados objetivou entender os motivos que levam os alunos a não desenvolverem o gosto pela leitura e pela escrita na Escola pesquisada.
Descrição: SILVA, A. R. da. A leitura e a escrita no 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Idalina Rosa – Pedro Régis/PB: algumas reflexões. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11537
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Ramos da Silva.pdfAdriana Ramos da Silva891 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.