Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11542
Título: Assédio moral nas relações de trabalho entre os servidores públicos: uma análise prática
Autor(es): Sousa, Waltemberg Cunha de
Palavras-chave: Assédio moral
Servidor Público
Distúrbio psicológico
Data do documento: 2014
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre o assédio moral nas relações de trabalho entre os servidores públicos, realizando uma análise prática. O assédio moral consiste em tratamentos desumanos e humilhantes, reiteradamente por longo tempo e no ambiente de trabalho, que podem ser de um superior hierárquico para um subordinado, ou de um subordinado para um superior hierárquico, podendo ocorrer também entre servidores de mesma situação hierárquica. O assédio moral entre os servidores públicos podem ocorrer devido a fatores como Chefias por indicação, como resultado da histórica influência negativa do nepotismo, cobiça por questão financeira, preconceitos, ocorrendo também quando o servidor precisa se afastar para continuar estudando. As consequências do assédio moral são distúrbios de ordem psicológicos, atingindo a vida social, familiar e trabalhista do servidor público, gerando depressão, queda da autoestima, insônia, isolamento, tristeza, sensação negativa em relação ao futuro, pesadelos, cansaço, doenças digestivas, estresse, queda de produtividade no trabalho e tentativa de suicídio. A análise prática foi realizada através de uma pesquisa de campo, usando como instrumento um questionário contendo cinco questões a respeito do assédio moral. O resultado da pesquisa foi que a maioria dos servidores públicos conhece o assédio moral, considerando a agressão moral pior que agressão física e que gostariam que o assédio moral fosse incluído como crime no novo código penal. Concluindo o trabalho, verificamos que o assédio moral nas relações de trabalho entre os servidores públicos, representa uma absurda ocorrência de tratamentos desumanos no ambiente trabalhista, ferindo a dignidade da pessoa humana.
Descrição: SOUSA, W. C. de. Assédio moral nas relações de trabalho entre os servidores públicos: uma análise prática. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11542
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waltemberg Cunha de Sousa.pdfWaltemberg Cunha de Sousa950.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.