Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11584
Título: | Utilização dos indicadores educacionais como parâmetro de aferição da qualidade da educação e consequente responsabilização do estado |
Autor(es): | Cavalcanti Júnior, Wellington Alves |
Palavras-chave: | Educação Eficiência Índices Educacionais |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | O direito à educação é delineado na Constituição com um grau de detalhe não dispensado aos demais direitos sociais. Devido à própria natureza política da educação, esta é descrita a partir de termos abrangentes que dificultam a delimitação da atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público na fiscalização e exigibilidade de efetivação deste direito. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que através de uma perspectiva jurídico-pedagógica, analisou o delineamento legal do direito à educação na Constituição e a possibilidade da utilização dos indicadores educacionais como parâmetro de aferição da qualidade de sua prestação como forma de responsabilização, por força do princípio da eficiência, dos órgãos públicos responsáveis. Constatou-se, então, a possibilidade de utilização de tais indicadores educacionais como elemento argumentativo em ações judiciais e extrajudiciais no tocante à efetivação do direito à educação e qualidade de sua oferta. |
Descrição: | CAVALCANTI JÚNIOR, W. A. A utilização dos indicadores educacionais como parâmetro de aferição da qualidade da educação e consequente responsabilização do estado. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11584 |
Aparece nas coleções: | 42 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wellington Alves Cavalcanti Junior.pdf | Wellington Alves Cavalcanti Junior | 394.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.