Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11605
Título: | Lei 10.639/03, formação docente e práticas pedagógicas: processos em construção - um olhar para as estratégias utilizadas na escola pública municipal |
Autor(es): | Alcântara, Acácia Silva |
Palavras-chave: | Lei 10.639/03 Formação Docente Práticas pedagógicas Educação Étnico-racial |
Data do documento: | 24-Mai-2016 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados de um estudo de caso realizado em uma escola da rede pública de ensino de Campina Grande-PB, com o propósito de mostrar a importância da formação docente, das estratégias e práticas pedagógicas em construção como requisitos indispensáveis a efetiva implementação da Educação Étnico-racial. A ideia era investigar a razão pela qual os professores daquela unidade educacional já conseguiam colocar em práticas orientadas por um conteúdo que atendia as determinações da Lei 10.639/03 quando em outras unidades de ensino os docentes sequer haviam ouvido falar sobre a referida Lei. A pesquisa foi desenvolvida com base numa ampla revisão bibliográfica e documental, dentre os autores estudados estão: Tunari (2000), Kilisz (2004), Zotti (2004), Saviani (2009), Dalben & Gomes (2009), Andrade & Santos (2011) e outros que farão parte do meu acervo teórico. Dentre os documentos lidos estão: Constituição Federal Brasileira (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Parâmetros Curriculares Nacional (1997), Lei 10.639/2003 – ampliada para 11.645/08, A Resolução Nº 1 de 2004, as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico-Raciais (2004) e outros documentos que tratam sobre a adoção de modelo de educação antirracista. Trata-se de um estudo explorátório cujo campo de estudo e as atividades lá desenvolvidas A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e da observação simples, com registro em diário de campo e fotográfico – utilizado para ilustrar as narrativas. A partir da sistematização e interpretacção dos dados coletados o TCC ficou estruturado em quatro itens mostrando o que está determinado institucionalmente (leis, diretrizes, parâmentros e orientações) a possibilidade de efetivação da proposta. Esperamos que os resultados dessa pesquisa possa mostrar que para efetivar a proposta de educação étnico-racial muitas práticas alternativas podem ser utilizadas pelo docente. E no caso específico das mostras pedagógicas constituem-se em estratégias eficazes, a partir das quais é possível contribuir para uma aprendizagem significativa dos educandos. |
Descrição: | ALCÂNTARA, A. S. Lei 10.639/03, formação docente e práticas pedagógicas: processos em construção - um olhar para as estratégias utilizadas na escola pública municipal. 2016. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11605 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Acácia Silva Alcântara.pdf | 32.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.