Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11656
Título: As relações entre narrador e narratário nos contos do livro Santa Rita de José Condé: narrativas que se interpenetram
Autor(es): Lima, Leiliane Thaís Pereira de
Palavras-chave: Narrador
José Condé
Contos
Narratário
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar a interessante técnica literária do autor, ao esta-belecer as mais diversas relações entre narrador e narratário, desde a tradicional utilização do narrador pressuposto onisciente, até especificidades singulares em que o narrador se dirige ao narratário de maneira sui generis, utilizando um personagem ou um grupo de personagens como narratários. Objetiva também tratar da interpenetração dos contos “O velho” (CONDÉ, 1977, p. 59-66), “Cláudia” (CONDÉ, 1977, p. 83-90) e “Cristiana” (CONDÉ, 1977, p. 99-106), compreendendo a relação que se estabelece entre a obra e o público, por meio das técni-cas e dos artifícios utilizados pelo autor. Santa Rita, de José Condé, publicado em primeira edição em 1961, é a junção de dois livros anteriores: Histórias da cidade morta (1951) e Os dias antigos (1955). Em ambos, personagens, acontecimentos, misérias e abandonos se entre-laçam e compõem o cenário de desolação e decadência da cidade imaginária de Santa Rita. Tendo como pano de fundo a desestrutura social, psicológica e emocional que se instaurou nos anos que sucederam à Lei Áurea; os contos e novelas reunidos nesse livro abordam a difí-cil sobrevivência dos negros que saem de uma sociedade escravocrata para uma sociedade racista, a decadência dos pequenos proprietários que perderam suas terras após a libertação dos negros, e a solidão partilhada na pequena Santa Rita, culminando em uma obra, no míni-mo, singular. Por fim, verifica-se a riqueza da obra literária de Condé em oposição à sua difu-são, não só no meio acadêmico, mas também, e talvez principalmente, no conhecimento e no gosto popular. São utilizados, como pressupostos teóricos, Barthes (1973), D‟Onofrio (1995), Todorov (1973), entre outros.
Descrição: Lima, L. T. P de. As relações entre narrador e narratário nos contos do livro Santa Rita, de José Condé: narrativas que se interpenetram. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11656
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LEILIANE THAÍS PEREIRA DE LIMA.pdf588.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.