Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11657
Título: A vivência sexual da mulher cristã: uma leitura do conto “Miss Algrave,” de Clarice Lispector
Autor(es): Paulino, Melridiane Gomes
Palavras-chave: Cristianismo
Sexualidade
Mulher
Clarice Lispector
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Registro de fé, símbolo de adoração e ―manual de boas condutas‖ para à conquista da promessa da salvação eterna, a bíblia é um livro que tem seu espaço demarcado na vivência da maioria dos sujeitos ocidentais, seja para aqueles que se deixam ou tentam se deixar guiar por seus ensinamentos, seja para os que a negam e/ou a subvertem, ao enxergá-la como uma ferramenta de controle e opressão de massas populacionais. Ao considerarmos que o cristianismo é um dos grandes eixos mantenedores do patriarcado, principalmente no que diz respeito à negação ou aceitação dos papéis sociais atribuídos aos homens e às mulheres, desenvolvemos o mote e o objetivo geral desta pesquisa: analisar como a ideologia cristã contribuiu no comportamento e na vivência da sexualidade por parte da personagem Ruth Algrave, protagonista do conto ―Miss Algrave‖, encontrado na obra A via crucis do corpo (1998), de Clarice Lispector. Ao fazer uso da Literatura, a autora dessacraliza o texto bíblico e expõe um aspecto recorrente em suas narrativas, principalmente através das personagens femininas: o uso da escrita como ferramenta de consciência, contestação e/ou libertação da doutrinação hegemônica. Nesse sentido, esta pesquisa se organiza em duas seções: na primeira, é feito um breve levantamento sobre o cristianismo e a sua influência no comportamento feminino. Nesse momento, também traçaremos considerações a respeito da representação do ato de escrever na ficção de Clarice Lispector, comtemplando a relação entre produção literária e libertação falocentrista. Na segunda seção, apresentaremos, finalmente, a análise do conto. Nos deteremos ao estudo e identificação das marcas textuais que evidenciam, na obra escolhida para este trabalho, a presença das implicações do cristianismo na opressão sexual, social e psicológica da mulher representada. Para tratarmos das mimetizações sexuais e de gênero no referido conto clariceano, faremos uso, principalmente, dos estudos defendidos por Badinter (2005), Silva (2010) e Miranda (2015). Já para a abordagem da literatura de Lispector, contaremos com os estudos de Gancho (1995) e com as contribuições de um dos principais pesquisadores da vida e da obra de Clarice, o crítico literário Benedito Nunes (1995). Ao longo de toda a pesquisa, acreditamos ter comprovado a hipótese de que o discurso religioso cristão exerce um papel relevante nos conflitos internos vivenciados pela personagem Ruth no conto ―Miss Algrave‖, que será explicitado nas ―Considerações‖, quando reuniremos as conclusões a que chegamos ao final do percurso deste trabalho.
Descrição: Paulino, M. G. A vivência sexual da mulher cristã: uma leitura do conto “Miss Algrave,” de Clarice Lispector. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11657
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MELRIDIANE GOMES PAULINO.pdf575.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.