Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11787
Título: Afetividade: da relação professor/aluno ao ensino aprendizagem, a partir da teoria de Henri Wallon
Autor(es): Roberto, Eunice da Silva
Palavras-chave: Afetividade
Henri Wallon
Educação Infantil
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: O presente trabalho intitulado Afetividade: da relação professor/aluno ao ensino aprendizagem, a partir da teoria de Henri Wallon, tem por objetivo discutir a afetividade na visão de Wallon, bem como, fazer uso do pensamento de teóricos como Jean Piaget e Vygotsky, os quais desenvolveram teorias relacionadas à afetividade. As questões relacionadas ao afeto no desenvolvimento do indivíduo, onde a reflexão sobre a afetividade torna-se um tema importante para o pesquisador do desenvolvimento humano busca mostrar a importância da visão de Wallon na prática do ensino em sala de aula. O trabalho apresenta fases do desenvolvimento cognitivo, onde enfatiza que o orgânico e o meio são fatores relevantes e determinantes para a evolução cognitiva da criança. Quanto à metodologia, é qualitativa BOGDAN; BIKLEN (1994), do tipo Estudo de Caso, TRIVIÑOS (1987). Participantes da pesquisa: 3 (três) professoras que lecionam na Educação Infantil. Para a coleta de dados utilizamos o questionário, MARCONI; LAKATOS (2003). A análise dos questionários demonstra que a teoria do teórico Wallon, faz moldar o indivíduo preparando-o para ser inserido em sociedade onde a práxis é buscada fazendo um elo entre a ciência como prática produtora de conhecimentos. Enfim, o trabalho proporcionou o conhecimento acerca da relevância de se ter e manter uma boa relação entre professor-aluno em sala de aula para que haja um melhor rendimento de aprendizagem.
Descrição: ROBERTO, E. da S. Afetividade: da relação professor/aluno ao ensino aprendizagem, a partir da teoria de Henri Wallon. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11787
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eunice da Silva Roberto.pdf9.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.