Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11815
Título: A literatura infantil e sua contribuição para a formação do leitor
Autor(es): Silva, Juliane Sousa
Palavras-chave: Leitura
Desenvolvimento infantil
Infância
Literatura infantil
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: A literatura infantil sempre foi uma temática na qual tinha interesse em estudar, já que vivenciava essa prática na minha sala de aula. Embora via a maioria de minhas colegas usarem como pretexto para estudar as áreas do conhecimento, como é o caso de português, história, geografia, matemática, ciências. Daí a necessidade de refletir criticamente a prática pedagógica da literatura infantil. Por isso este trabalho tem como objetivo geral investigar a prática da leitura literária/ literatura infantil com professores da educação infantil na cidade de Campina Grande a partir do contexto de sala de aula. E como objetivos específicos evidenciar a contribuição da literatura infantil para a formação do leitor voltada à formação e ao desenvolvimento da criança, os benefícios da leitura e seus aspectos metodológicos e emocionais. A leitura pelo simples prazer de ler possui um caráter construtor de conhecimentos e ampliador de horizontes no mundo letrado, compreende–se que a infância é o período onde a criança absorve mais informações e as guarda na mente, desse modo à leitura pode ser inserida no cotidiano da criança desde os seus primeiros anos de vida, sendo assim no decorrer de sua história a leitura estará presente ajudando na formação do cidadão critico e reflexivo. Na definição do percurso metodológico, optamos por uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, envolvendo três professoras de escolas de Educação Infantil distintas, a partir de entrevista estruturada. Apoiamo-nos em autores, como Àries (1981); Coelho (1984); Soares (1999); Vargas (1993); e Lima (1996), entre outros. Conclui-se nesse trabalho que, a leitura está inserida no ambiente escolar, embora de forma didática e com uma proposta escolarizada em certos momentos, sufocando a leitura por prazer e distração. Em suma esse artigo vem esclarecer a importância que tem a leitura na formação de cidadãos críticos e reflexivos, envolvendo o indivíduo na magia e encantamento da leitura, escola e família precisam estar em sintonia para promover momentos de leitura para o ser em formação intelectual.
Descrição: SILVA, J. S. A literatura infantil e sua contribuição para a formação do leitor. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11815
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JULIANE SOUSA SILVA.pdf620.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.