Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11819
Título: As contribuições do IDEB para o ensino da língua portuguesa do 1º ao 5º ano, na visão dos professores dos anos iniciais do Município de Boa Vista- PB
Autor(es): Andrade, Janaína Araujo
Palavras-chave: Avaliação em língua portuguesa
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
Prática pedagógica
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Este artigo objetiva discutir a prática da avaliação dos Anos Iniciais, em uma escola do município de Boa Vista-PB, a partir dos dados do IDEB de 2014, bem como conteúdo do texto oral fornecido pelas professoras pesquisadas. Sabe-se que a questão da avaliação está presente em todos os aspectos da prática pedagógica e torna-se importante compreender os dilemas acarretados pela prática avaliativa. Adota uma metodologia bibliográfico e de natureza qualitativa, cujos dados foram coletados entre 5 sujeitos (professoras do 1º ao 5º ano) que ministram aulas em uma unidade escolar, no município de Boa Vista-PB e têm entre 8 e 20 anos de exercício na função. Buscou-se apoio teórico nos trabalhos de alguns autores, como: Hoffman (2005), Luckesi (2002), Sarmento (1997), entre outros. Conclui-se que o maior desafio da avaliação em Língua Portuguesa para o professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é a sua capacidade de autoavaliação sobre o processo de ensinar e aprender, bem como o olhar diferenciado, o respeito às especificidades de cada aluno, é o repensar sobre a prática pedagógica em sala de aula, é ter consciência de que vencer os desafios da avaliação é algo que não depende exclusivamente do professor em sala de aula, mas implicam em questões econômicas, sociais, políticas, familiares, da escola, entre outros.
Descrição: ANDRADE. J. A. As contribuições do IDEB para o ensino da língua portuguesa do 1º ao 5º ano, na visão dos professores dos anos iniciais do Município de Boa Vista- PB 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11819
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JANAÍNA ARAUJO ANDRADE.pdf808.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.