Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11831
Título: | Variação linguística:um olhar para o fazer do professor de português no ensino médio |
Autor(es): | Rufino, Thamara Alves |
Palavras-chave: | Variação linguística Ensino de lingua portuguesa Ensino médio Sociolinguistica |
Data do documento: | Jun-2015 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar, através de dados colhidos por meio de um questionário, a postura do professor de Português do Ensino Médio, com relação à utilização da variação linguística em sala de aula. Uma vez que é lícito argumentar em favor do estudo da valorização social de cada variação linguística, evidenciando a heterogeneidade e diversidade da língua falada. Tomamos como corpus um questionário aplicado a seis professores, a fim de traçar um perfil da prática pedagógica do professor do Ensino Médio, no tocante à variação linguística. O estudo apresenta três momentos: Para a operacionalização da pesquisa, tomamos como aporte teórico o campo da Sociolinguística. Neste sentido, realizamos a revisão de literatura com o intuito de compreender os procedimentos estabelecidos em sala de aula pelo professor de Português. Procedemos com a coleta de dados por meio da aplicação de questionários a professores de Língua Portuguesa, vinculados a escolas da rede pública de ensino da cidade de Alagoa Nova. Para a realização deste estudo baseamo-nos em aportes teóricos de autores: Alkmim (2008), Bagno (2001 e 2002), Bortoni- Ricardo (1995 e 2005), Dionísio (2005), Mattos e Silva (2004), Mendes (2013), Mollica (2013), Murrie (2000), OCM (2008), Paiva (2013), Preti (2003), Tarallo (2002) e Votre (2013). A pesquisa delineia um perfil do professor que procura fazer uso de metodologias com a finalidade de conduzir os alunos a discussões acerca dos valores atribuídos a cada variante linguística, visto que estes utilizam os recursos da variação da língua para exprimir sua identidade. |
Descrição: | RUFINO. T. A. Variação linguística:um olhar para o fazer do professor de português no ensino médio,2015. 40 f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11831 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thamara Alves Rufino.pdf | 514.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.