Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12067
Título: | A relação família e escola: um olhar sobre o brincar da criança |
Autor(es): | Lopes, Marcos Antônio |
Palavras-chave: | Família Escola Brincar Desenvolvimento infantil |
Data do documento: | 27-Out-2016 |
Resumo: | Pesquisas revelam a importância do brincar para o desenvolvimento motor, social, cognitivo e afetivo da criança. No entanto, a escola ainda não vem dando o valor que o brincar merece. Partindo dessa questão, o presente artigo objetiva discutir a relação entre família e escola e a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. A pesquisa, que se configura como qualitativa, trata-se de um estudo exploratório que foi e desenvolvido numa Escola da Rede Municipal de Ensino Infantil e Fundamental, localizada na cidade de Alagoa Nova-PB. Na ocasião, foi realizada uma entrevista com 8 mães que responderam um questionário que trazia questões sobre a importância do brincar e a relação das famílias com a escola. Baseada nos estudos de Friedmann (2009), Brasil (2006), Oliveira (2002), Ferreira e Melo (2006), dentre outros, a pesquisa mostra a importância da participação da família na escola e a necessidade de tanto a família quanto a escola compreenderem a relevância do brincar para o desenvolvimento infantil. |
Descrição: | LOPES, M. A. A relação família e escola: um olhar sobre o brincar da criança. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12067 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARCOS ANTÔNIO LOPES.pdf | 760.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.