Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12142
Título: Alfabetização: como os docentes alfabetizaram e alfabetizam as crianças no contexto atual
Autor(es): Araújo, Rossana Silva
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Ensino
Escola
Data do documento: 16-Dez-2016
Resumo: Esse artigo tem como objetivo investigar como os docentes alfabetizaram e alfabetizam as crianças no contexto da escola privada. A pesquisa foi subsidiada pelos escritos de Ferreiro (2001), Soares (2003), Teberosky (2001) e outros autores que direcionam as reflexões em torno da alfabetização. A partir disso, buscamos desdobrar essa problemática nos seguintes objetivos específicos: compreender a concepção de alfabetização da docente alfabetizadora; identificar a concepção teórica que está subjacente à metodologia utilizada pela docente alfabetizadora no início de sua profissão; mostrar a concepção teórica que está, hoje, subjacente à metodologia utilizada pela docente alfabetizadora. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida à luz do referencial qualitativo descritivo-interpretativo. Assim, foi aplicado questionário com uma professora da rede particular de ensino do município de Campina Grande-Paraíba. Dessa forma, concluímos que ao longo do exercício profissional a visão de alfabetização da professora foi mudando conforme o cenário educacional, ora mesclando os métodos de ensino, ora inserindo novas teorias de alfabetização. Observou-se também por meio do questionário aplicado que hoje a alfabetizadora tem um conhecimento teórico mais aprofundando que orienta as práticas de alfabetização em sala de aula.
Descrição: ARAÚJO, R. S. Alfabetização: como os docentes alfabetizaram e alfabetizam as crianças no contexto atual. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12142
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - ROSSANA SILVA ARAÚJO.pdf8.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.