Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12205
Título: Literatura infantil e construção da identidade da criança negra: relato de experiência
Autor(es): Silva, Maria Kaline Lino
Palavras-chave: Literatura infantil
Personagens negros
Criança negra
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho apresenta algumas considerações acerca da literatura infantil no Brasil, trazendo um breve estudo sobre suas origens e evoluções, referente à representação dos personagens negros e as obras de Monteiro Lobato até os escritores que vieram posteriormente e um relato de minha experiência com personagens negras na turma da Educação Infantil. Teve como objetivo geral,refletir a importância da literatura infantil com personagens negros como um recurso pedagógico que contempla a diversidade cultural e étnica e como um recurso importante na construção da identidade, bem como na autoestima da criança negra. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo com o intuito de investigar como estava sendo trabalhada a literatura infantil na prática pedagógica da professora do Infantil IV, na Escola Municipal Carlos Martins Beltrão, localizada na cidade de Alagoinha-PB. Os instrumentos que fundamentaram o trabalho foram obtidos através de uma pesquisa documental voltada para a educação étnico-racial, dentre eles: a Lei Federal 10.639/03; a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Infantil e as Orientações Curriculares e as Expectativas de AprendizagemÉtnico-Racial para a Educação Étnico Racial na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. E uma pesquisa bibliográfica dentre os autores: Andrade (2005), Cavalheiro (2000), Castilho(2004), Gomes(2002), Jovino(2006), Lajolo(1988), entre outros.A partir dos dados coletados constatamos a importância de trabalhar na Educação Infantil, com livros de literatura infantil afro-brasileira,no sentido de apresentar uma proposta de superação de práticas eurocêntricas carregadas de preconceito e discriminação racial em relação aos negros e poder contribuir para a construção da identidade e a autoestima da criança negra.
Descrição: SILVA, M. K. L. Literatura infantil e construção da identidade da criança negra: relato de experiência. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12205
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Kaline Lino Silva.pdfMaria Kaline Lino Silva100.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.