Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12305
Título: Questões de gênero na escola: concepções docentes frente à dominação simbólica
Autor(es): Barros, Samara Fernandes de
Palavras-chave: Questões de Gênero
Dominação Simbólica
Concepções Docentes
Data do documento: 2016
Resumo: As relações de gênero, feminino e masculino, e suas complexidades históricas trazem à tona levantamentos e críticas socioculturais e políticas ao redor da dominação simbólica, imposta pela visão machista, muitas vezes imperceptível pelas sutilezas do cotidiano e, com isso, disseminada deliberadamente em vários espaços, inclusive na escola. O objetivo do presente artigo é compreender como os (as) professores (as) da Escola Estadual João Ribeiro, da cidade de Gurinhém-PB, percebem e abordam a questão de gênero (considerando o dominação masculina sobre o feminino) no espaço da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de questionários aos professores (as) das áreas de Ciências Humanas da escola mencionada. A investigação revelou que o olhar docente frente à condição feminina na escola, enfrenta dificuldades sobre a forma de lidar com questões de gênero na escola, a dificuldade de idéias formadoras e reflexivas na quebra da desigualdade de gênero. Diante das falas dos respondentes, percebeu-se a necessidade de capacitação de professores (as) sobre as relações de gênero, que seja capaz de propiciá-los (as) apoio pedagógico para que possam adquirir posturas reflexivas sobre a dominação simbólica e, consequentemente, sentirem-se seguros sobre os problemas enfrentados na sala de aula, na escola e para além delas.
Descrição: BARROS, S. F. de. Questões de gênero na escola: concepções docentes frente à dominação simbólica. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12305
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Fernandes de Barros.pdfSamara Fernandes de Barros439.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.