Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12505
Título: Educação pública de qualidade e desenvolvimento humano: perspectivas brasileiras
Autor(es): Araújo, Francisco Clésio Medeiros Dantas de
Palavras-chave: Educação
Economia
Sociedade
Desenvolvimento humano
Educação pública
Qualidade na educação
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: A relação direta entre a qualidade da educação pública oferecida ao povo de uma nação e as possibilidades que isso implica para o desenvolvimento humano precisa ser discutida em países emergentes. Percebe-se que nos países desenvolvidos há também uma elevada escolaridade de boa qualidade. Por outro lado, nos países subdesenvolvidos a população não dispõe de uma boa qualidade no sistema educacional e o índice de desenvolvimento humano é menor. O Brasil por ser um país emergente, possui características dos dois grupos. Ficou evidenciado que o país precisa adotar reformas profundas em sua educação para garantir um pleno desenvolvimento futuro. Esse trabalho espera levantar os debates nas universidades e nas redes mantenedoras de ensino sobre o quadro do ensino básico das escolas públicas brasileiras. É apresentada a construção do território brasileiro com o seu resgate histórico para o entendimento de sua situação atual. Em seguida, mostra alguns indicadores educacionais e socioeconômicos nacionais e internacionais, onde é possível criar parâmetros para situar a realidade brasileira e questionar a situação presente. Por fim oferece possibilidades de melhorias para o quadro educacional do Brasil por meio de ações legais da sociedade civil organizada e debates governamentais que buscam atender as reivindicações dos movimentos sociais para elaborar políticas públicas educacionais.
Descrição: ARAÚJO, Francisco Clésio Medeiros Dantas de. Educação pública de qualidade e desenvolvimento humano: perspectivas brasileiras. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12505
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FRANCISCO CLÉSIO MEDEIROS DANTAS DE ARAÚJO.pdf5.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.