Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12525
Título: Inquérito policial e mídia: direito à informação e garantias do investigado
Autor(es): Brito, Clivânia Ramos de
Palavras-chave: Inquérito policial
Garantias do investigado
Direito à informação
Data do documento: 14-Mar-2016
Resumo: Vivemos em um Estado Democrático de Direito, no qual o ordenamento jurídico se impõe como uma base auxiliadora para resguardar e efetivar os direitos e garantias fundamentais do indivíduo. Assim, dentre esses direitos e garantias encontramos o direito à informação e à privacidade, ambos gravitando em torno do princípio da publicidade. Em vista disso, este trabalho teve como escopo verificar como a mídia se utiliza da prerrogativa constitucional da proibição da censura, o que garante a liberdade de informação jornalística, permitindo a manipulação de fatos, a imposição de opiniões e a influência na população, tendo em vista que ao retratar acontecimentos criminais, viola outras garantias igualmente constitucionais, invadindo privacidades, presumindo culpas e decretando inocências, ainda na fase do inquérito policial. O método de pesquisa é o qualitativo, já que nossa intenção é descrever, compreender e interpretar como, no momento do inquérito policial, os direitos e garantias fundamentais do investigado e o direito à informação, antagônicos por natureza, podem ser respeitados diante de uma sociedade tão imediatista. Para realizarmos este estudo, traçamos um percurso teórico pautado nas pesquisas desenvolvidas por Souza e Leite (2008); Russo (2009); Mello (2010); Nucci (2014), dentre outros. Concluímos, pois, que a desnecessidade de vedação da censura, garantida no art. 220, §1º, da CF/88, não deve ser entendida de forma a dar à imprensa liberdade absoluta, ao contrário, a liberdade de informação jornalística deve enfrentar restrições frente aos outros direitos fundamentais do acusado, igualmente garantidos pela Constituição.
Descrição: BRITO, Clivânia Ramos de. Inquérito policial e mídia: direito à informação e garantias do investigado. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12525
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clivânia Ramos de Brito.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.