Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12606
Título: Estudo da lei seca e suas implicações na paraíba: reflexão a partir da atuação da Polícia Rodoviária Federal/PB
Autor(es): Braga, José Jocênio
Palavras-chave: Lei Seca
Análise Sócio-Jurídica
Consumo de álcool
Legislação de Trânsito
Data do documento: 1-Dez-2015
Resumo: Os acidentes associados ao consumo de bebidas alcoólicas, por parte dos condutores de automóveis no Brasil, forçou a elaboração de um Código mais rígido quanto à punição dos que fazem uso de tais substâncias nesta situação. A partir de 2007 com a Lei 9.505 e suas alterações em 2006 – Lei 11.275 -, 2008 – Lei 11.705 - e 2012 – Lei 12.760, percebe-se uma trajetória de maior rigidez e controle social quanto às restrições e punições para quem bebe e dirige no Brasil. Assim sendo, este artigo de conclusão de curso tem como objetivo realizar uma análise do contexto social e jurídico em relação à definição da atual legislação que trata do tema no país, com destaque para a Paraíba. Do ponto de vista metodológico, o caminho adotado foi a pesquisa bibliográfica. Fez-se o levantamento dos documentos relativos à Lei, assim como, investigou-se sobre a dimensão social e cultural do álcool em referências especializadas, no intuito de demonstrar como os valores sociais e os desdobramentos jurídicos estão em interação. Como resultado, identificou-se como a Lei, no seu processo de aperfeiçoamento e de aplicação, obteve um aumento da eficácia, além de contribuir, segundo seu viés pedagógico, para a mudança de comportamento dos condutores segundo os dados da Paraíba. Tal afirmação pode ser constatada nas estatísticas da Polícia Federal e do Governo do Estado que acompanham, com suas operações periódicas, a incidência de condutores sob o efeito do álcool na Paraíba.
Descrição: BRAGA, José Jocênio. Estudo da lei seca e suas implicações na paraíba: reflexão a partir da atuação da Polícia Rodoviária Federal/PB. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12606
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Jocênio Braga.pdf631.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.