Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12609
Título: Análise jurídica a respeito do abandono afetivo dos filhos e daresponsabilização dos pais
Autor(es): Nascimento, Francisco de Assis
Palavras-chave: Abandono afetivo
Responsabilização dos pais
Discordância doutrinária
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: O novo modelo da família funda-se sob os pilares da repersonalização, da afetividade, da pluralidade e do eudemonismo. Os princípios constitucionais aplicáveis ao direito de família ganharam força normativa a partir da consagração da Constituição Federal de 1988 e com a evolução do direito civil-constitucional. Esta pesquisa propõe analisar o viés jurídico à luz do Direito brasileiro no referente à responsabilização dos pais perante o abandono afetivo dos filhos, bem como estudar uma maneira preventiva e punitiva de condutas que causem danos irreparáveis aos filhos. A pesquisa tem como objetivos secundários analisar a discordância doutrinária a respeito da definição de se há ou não um valor jurídico para o afeto, e por consequência o seu abandono; e estudar decisões de Tribunais de Justiça que assegurem direitos à indenização por danos morais que a falta de afeto cause, em face do Princípio da Dignidade da pessoa humana (CRFB, III, art. 1º). Para se realizar este trabalho utilizou-se a pesquisa documental, tendo como amostragem decisões de Tribunais brasileiros, exaradas em processos que envolvem danos causados pela negação de afeto aos filhos e norteadas pelo Principio da Dignidade humana. Essas decisões judiciais foram analisadas, qualitativamente, segundo a dogmática e a hermenêutica à luz do princípio da dignidade humana. Conclui-se que há uma carência legislativa no referente à tipificação do abandono afetivo como crime, passível de sanção na esfera civil e penal, e que é necessário acabar com a insegurança jurídica que permeia o tema abordado.
Descrição: NASCIMENTO, Francisco de Assis. Análise jurídica a respeito do abandono afetivo dos filhos e daresponsabilização dos pais. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12609
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco de Assis Nascimento.pdf438.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.