Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12676
Título: | Projeto político pedagógico: a autonomia desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Supletivo Terlópedes Cruz, na Cidade de Tacima-PB |
Autor(es): | Meireles, Camila Farias de |
Palavras-chave: | Educação Autonomia Projeto Político Pedagógico |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | Embora todas as transformações sofridas no decorrer da história, a escola ainda representa a Instituição que a humanidade optou para socializar o saber sistematizado. Isso significa garantir que é o lugar onde, por princípio, é difundido o conhecimento que a sociedade estima necessário transmitir às novas gerações. Nenhuma outra forma de aparelhamento foi capaz de substituí-la. O trabalho da escola enquanto instituição social é fazer com que o educando participe do seu grupo ativa e afetivamente, adequando-se aos valores, crenças, conhecimentos acadêmicos e referenciais sócio-históricos. Uma apropriação significativa tanto para si como para o outro, tornando-se uma pessoa consciente e responsável pela mudança da realidade em que está inserido, a qual possibilite a transformação da sociedade habitada, tornando-a um espaço de vivências com possibilidades diversas, como nas relações políticas, sociais, culturais e cientificas, onde a ética e a justiça possam nortear as ações, oportunizando aos alunos o acesso ao conhecimento sistematizado de forma reelaborada e crítica, ajudando na identificação e superação de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivo analisar os problemas existentes na elaboração e execução do projeto político pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Supletivo Terlopédes Cruz, na cidade de Tacima/PB. O Projeto Político Pedagógico tem o propósito de contribuir para uma educação de qualidade ao alcance de todos, assim constatou-se neste artigo as transformações e autonomia pela qual vem passando a escola supracitada, as causas e consequências do Projeto político pedagógico e a falta de compromisso em cumprir as normas existentes no Projeto. Esta pesquisa pode colaborar para o desenvolvimento do projeto político pedagógico no cotidiano da escola estudada no sentido de, proporcionar melhorias na educação do município de Tacima/PB. |
Descrição: | MEIRELES, C. F. de. Projeto político pedagógico: a autonomia desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Supletivo Terlópedes Cruz, na Cidade de Tacima-PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12676 |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Camilla Farias de Meireles.pdf | Camilla Farias de Meireles | 738.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.