Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12681
Título: Responsabilidade da empresa tomadora de serviços no âmbito da terceirização trabalhista: análise da efetividade das execuções em face das empresas prestadoras de serviços nos processos em trâmite na 2ª vara do trabalho de Campina Grande – PB
Autor(es): Gama, Jéssica Miranda Dantas
Palavras-chave: Terceirização de serviços
Responsabilidade da empresa tomadora
Projeto de Lei nº 4.330/2004
Data do documento: 29-Jun-2015
Resumo: O instituto da responsabilidade da empresa tomadora, no âmbito da terceirização de serviços, é regido pela Súmula nº 331 do TST, ante a inexistência de regulamentação legal. Tal responsabilidade, em regra, é subsidiária quanto ao inadimplemento das obrigações trabalhistas pela prestadora. Entretanto, este cenário pode sofrer mudanças se aprovado o Projeto de Lei nº 4.330/2004, que traz, em sua redação, a previsão de responsabilização solidária da contratante. Considerando a frequente busca dos trabalhadores ao Poder Judiciário, visando à satisfação dos encargos descumpridos, surge como preocupação, a justificar a feitura deste estudo, a eficácia na satisfação e na proteção do crédito trabalhista, que passa, inevitavelmente, pela análise da responsabilidade do tomador. O objetivo deste estudo é, portanto, analisar, quantitativa e qualitativamente, a efetividade das execuções em face das empresas prestadoras, utilizando-se dos processos em trâmite na 2ª Vara do Trabalho de Campina Grande – PB, atentando para o êxito na satisfação dos créditos trabalhistas. Após, verificar-se-á qual a espécie de responsabilidade da contratante mais eficaz para a satisfação e proteção do referido crédito. Para melhor compreensão do tema, serão apresentadas as bases históricas do instituto em comento, noções gerais acerca da responsabilidade no âmbito do Direito Civil, comentários sobre a redação do PL 4.330/04 e argumentos dos defensores da responsabilização solidária. Ao final, com os dados obtidos nas análises realizadas, constata-se que a responsabilização solidária da empresa contratante é a medida que mais traz eficácia para a satisfação do crédito do trabalhador, devendo tal disposição ser inalterada na redação do PL 4.330/04.
Descrição: GAMA, Jéssica Miranda Dantas. Responsabilidade da empresa tomadora de serviços no âmbito da terceirização trabalhista: análise da efetividade das execuções em face das empresas prestadoras de serviços nos processos em trâmite na 2ª vara do trabalho de Campina Grande – PB. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12681
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Miranda Dantas Gama.pdf735.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.