Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12701
Título: Direito de punir: casos de linchamentos na Paraíba
Autor(es): Costa, Stael Diniz da
Palavras-chave: Direito Penal
Linchamento Público
Poder Punitivo
Código Penal
Data do documento: 24-Nov-2014
Resumo: A evolução da história do direito passa por diversas formas de punições, indo de penas consideradas cruéis até períodos, onde o indivíduo é visto como um ser detentor de direitos mesmo tendo cometido delitos que prejudicaram a sociedade no qual habita. O artigo enfoca ensinamentos sobre linchamentos casos noticiados na imprensa escrita e virtual, seus motivos e a ocorrência na sociedade paraibana. São descritos e analisados tendo como base a visão de sociólogos e operadores do direito, em suas incursões sobre o tema. Tornar-se alvo de linchadores preocupa estudiosos que veem nessa prática retorno aos primórdios da evolução do direito, visto que já ultrapassamos a ideia da vingança privada. As sessões de linchamento ocorrem de forma súbita, onde a massa se agrega para punir aquele que destoa do normal, visando coibir ações que se acredita promover o caos, tendo como pressuposto que sua pretensão é legitima, pois o criminoso demora a ser punido, e muitas vezes sai impune do ato praticado, levando-os a agirem em nome de justiçar a vítima e seus familiares. O corpo torna-se o alvo principal, e a sua destruição é clamada por todos ao perpetrarem a extinção do suspeito
Descrição: COSTA, Stael Diniz da. Direito de punir: casos de linchamentos na Paraíba. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito).-Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12701
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Stael Diniz da Costa.pdf746.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.