Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12702
Título: Acidente do trabalho: evolução histórica conceitual e seus efeitos trabalhistas e previdenciários
Autor(es): Bernardino, Gervásio Viana
Palavras-chave: Acidente do trabalho
Direito do trabalho
Direito Previdênciário
LER/DORT
Data do documento: 19-Nov-2014
Resumo: Dados estatísticos do MinisTério da Previdência Social revelam que no Brasil, os índices de acidentes do trabalho e casos equiparados são bastantes relevantes, ocasionando assim, o afastamentos de milhões de trabalhos de seus postos de trabalho, refletindo na economia e no próprio sistema de Previdência. Sendo assim, o presente trabalho teve por objeto realizar uma revisão bibliográfica dos diversos conceitos de acidentes do trabalho existentes no Ordenamento Jurídico brasileiro, bem como sua evolução histórica conceitual, destacando suas principais diferenças e principais efeitos trabalhistas e previdenciários. Para a realização do mesmo teve- se como suporte referencial a pesquisa e consultas a diversas leis, doutrinas, artigos de revistas eletrônicas, bem como sites especializados na temática em estudo. Por fim o presente estudo apontou que houve uma evolução histórica conceitual significativa, tanto a nível internacional como nacional, o que ocasionou na inserção de outros fatores como sendo acidente do trabalho, as doenças ocupacionais, como também os distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT, além das Lesões por Esforços Repetitivos – LER.
Descrição: BERNARDINO, Gervásio Viana . Acidente do trabalho: evolução histórica conceitual e seus efeitos trabalhistas e previdenciários. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12702
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gervásio Viana Bernardino.pdf548.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.