Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12703
Título: O princípio da co-culpabilidade e sua aplicação no direito penal brasileiro
Autor(es): Lima, Rafaela Herculano
Palavras-chave: Direito penal
Co-culpabilidade
Data do documento: 13-Fev-2014
Resumo: O presente artigo possui como objetivo expor o entendimento doutrinário acerca do Princípio da Co-culpabilidade, bem como a possibilidade de sua aplicação e positivação no Direito Penal Brasileiro. Para tanto, utiliza-se do método hipotético-dedutivo aplicado à revisão bibliográfica, quando da conceituação e evolução sócio-política do elemento da culpabilidade como requisito para aplicação e quantificação da pena; da definição do princípio da co-culpabilidade e suas formas de aplicação e positivação no Direito Penal brasileiro. Restou demonstrada a completa possibilidade de aplicação do aludido princípio no ordenamento jurídico brasileiro, tendo em vista que embora este não possua previsão legal expressa, trata-se de um princípio constitucional, que assim como os demais, vincula a atividade do Poder Judiciário. Embora sua positivação não se faça obrigatória, visualizou-se que esta se faz necessária, para que conceda uma maior segurança jurídica e imperatividade ao instituto da co-culpabilidade.
Descrição: LIMA, Rafaela Herculano. O princípio da co-culpabilidade e sua aplicação no direito penal brasileiro. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito).-Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12703
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Herculano Lima.pdf625 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.