Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12710
Título: O direito de representação em face ao instituto da comoriência
Autor(es): Lima, Maklyste Oliveira
Palavras-chave: Herança
Direito de Representação
Comoriência
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: A constituição federal de 1988 amparou em seu texto legal matéria concernente ao direito de herança, sendo introduzida como garantia fundamental. Essa alusão é um ponto de partida para o estudo do direito de sucessão, que consiste na transmissão do patrimônio após a morte. Com isso, após a morte do autor da herança surge o direito do sucessor herdar o respectivo patrimônio, entretanto, há casos em que o sucessor falece antes do autor da herança, resultando no surgimento do direito de representação que poderá ser invocado pelo parente mais próximo do pré-morto. O chamamento ao direito de representação está respaldado pelo código civil de 2002 e é considerado um benefício trazido pela Lei. Embora, o direito de representação seja exercido em virtude do falecimento precoce do sucessor, o presente trabalho avalia a aplicação desse direito em face ao instituto da comoriência, concluindo que a legislação vigente não permite tal aplicação.
Descrição: LIMA, Maklyste Oliveira. O direito de representação em face ao instituto da comoriência. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Centro de Ciências Jurídicas. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12710
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maklyste Oliveira Lima.pdf355.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.