Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12823
Título: A evolução histórica da adoção e o papel do assistente social no âmbito jurídico: um relato de experiência
Autor(es): Silva, Aluska Nascimento
Palavras-chave: Adoção
Lei 12.010
Serviço social
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Este trabalho é resultado da experiência do estágio supervisionado obrigatório em Serviço Social, realizado no Complexo Judiciário da Infância e Juventude da cidade de Campina Grande – PB, no período de 2015/2016. Tem como objetivo apresentar o relato de experiência em tal espaço, e levantar algumas considerações de como a adoção surge no contexto histórico, ressaltando o seu aparecimento no Brasil e abordando algumas mudanças ocorridas com a introdução da ‘’ Nova Lei da adoção’’. Lei nº 12.010, de 29 de julho de 2009. Assim, este artigo elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e documental busca fazer uma breve análise de como o ato de adotar passou por significativas alterações à medida que as leis foram sendo introduzidas, contextualizar de forma sucinta as primeiras formas de adoção e trazer reflexões sobre o Serviço Social no âmbito jurídico, revelando a sua inserção no Brasil e abordando algumas das atividades vivenciadas no campo de estágio. Contribuindo assim para compreender quais as experiências vividas no setor psicossocial e o papel do assistente social na garantia dos direitos, ressaltando a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
Descrição: SILVA, A. N. A evolução histórica da adoção e o papel do assistente social no âmbito jurídico: um relato de experiência. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12823
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluska Nascimento Silva.pdf524.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.