Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12862
Título: Discriminação genética nos exames admissionais do contrato de trabalho
Autor(es): Medeiros, Alaide Michaela dos Reis
Palavras-chave: Discriminação genética
Exames admissionais
Dignidade da pessoa humana
Data do documento: 17-Fev-2014
Resumo: Os avanços tecnológicos têm modificado todas as esferas de relacionamento humano. Com o mundo do trabalho também não é diferente. Atualmente, o frenético progresso da medicina genética tem trazido inúmeros benefícios como a cura de doenças e a prevenção de diversas enfermidades. Por outro lado, traz consigo uma nova esfera de descortinamento da intimidade, visto que agora as investigações genéticas têm adentrado o rol dos exames admissionais. Esta prática agregou nova forma de discriminação e tem excluído indivíduos do mercado de trabalho devido à possibilidade de futuramente desenvolver determinada doença. Destarte, examina o presente artigo os aspectos desse novo fenômeno e suas interferências no âmbito laboral, estabelecendo os limites desse novo uso das investigações genéticas e suas consequências para as garantias, princípios e direitos do trabalhador. Analisa a necessidade dos testes genéticos para a saúde e segurança do trabalhador e sua adequação ao mercado de trabalho.
Descrição: MEDEIROS, Alaide Michaela dos Reis. Discriminação genética nos exames admissionais do contrato de trabalho. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12862
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alaíde Michaela dos Reis Medeiros.pdf5.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.