Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12863
Título: A relação entre a Matemática Escolar e a Matemática Cotidiana na percepeção dos alunos do 3º Ano do ensino médio de uma escola estadual em Santa Luzia - PB
Autor(es): Ferreira, Viviane
Palavras-chave: Ensino Matemática
Contextualização
Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 21-Set-2016
Resumo: A Matemática consiste em uma das ciências mais importantes do mundo moderno, em diversas situações do dia a dia das pessoas, ela está presente. Nas últimas décadas, o ensino da matemática tem passado por muitos questionamentos, sendo os resultados insatisfatórios dos estudantes nos diversos níveis de ensino, o principal deles. Pesquisas revelam que quase 90% dos alunos brasileiros do ensino médio encerram esse ciclo sem dominar o conteúdo matemático que deveriam. Apesar de toda sua relevância na sociedade atual, a matemática escolar é temida por muitos estudantes. Hoje, o ensino da disciplina, tem maior necessidade de efetivar a contextualização dos conhecimentos matemáticos escolarizados aos saberes prévios dos alunos, adquiridos no dia a dia, como importante fator a ser considerado no processo de ensino-aprendizagem. Constitui objetivo geral deste trabalho monográfico verificar se os alunos do 3° ano de uma Escola Estadual em Santa Luzia - PB conseguem relacionar os conhecimentos matemáticos escolarizado com atividades desenvolvidas no cotidiano. De modo específico, expor as orientações teóricas e legais para o ensino da matemática, destacando a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo de ensino. O estudo possui abordagem quanti-qualitativa, cujo desenvolvimento ocorreu através de pesquisa bibliográfica e de campo, nesta fase empírica participaram 66 alunos. Todos os dados foram obtidos por meio de um questionário. Verificou-se, a partir dos dados, que a maioria dos estudantes investigados não gosta de matemática, que o ensino tradicional prejudica a aprendizagem nessa disciplina e poucos conseguem aplicar os conhecimentos matemáticos escolarizados nas atividades do dia a dia.
Descrição: FERREIRA, V. A relação entre a Matemática Escolar e a Matemática Cotidiana na percepeção dos alunos do 3º Ano do ensino médio de uma escola estadual em Santa Luzia - PB. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12863
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Ferreira.pdf10.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.