Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12918
Título: Educação cooperativista
Autor(es): Araújo, Cínthia de Fátima Silva
Palavras-chave: Educação cooperativa
Prática educativa
Cooperativa de crédito
Princípios cooperativistas
Data do documento: 23-Abr-2014
Resumo: O presente trabalho pretende falar sobre aproximações e distanciamentos, entre o corpo teórico da educação cooperativa e as práticas adotadas nas cooperativas. Registrando a importância, significados e desenvolvimento da educação cooperativa. Através do conceito de cooperação e cooperativa, diferencia sua prática na empresa privada, e a cooperação do capitalismo, pelos aspectos econômico e político, à luz da doutrina e da norma. A valorização da cooperação é plenamente estudada como alternativa de produção e subsistência humana, no mercado capitalista hegemônico. A autogestão e autonomia, como construtores de espaços de poder no Estado Democrático de Direito são abordadas. Discute sobre a replicação do modelo social hegemônico, das relações de poder e das representações no interior das cooperativas. Verifica a educação cooperativista como instrumento de saber e de poder, legitimador e garantidor dos interesses cooperativistas. Enfoca a importância histórica recente da educação cooperativista, mostrando sua fragilidade no mundo prático, nos pontos de contato entre o conjunto teórico da educação e as práticas produtivas internas nas cooperativas.
Descrição: ARAÚJO, C. de F. S. Educação cooperativista. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12918
Aparece nas coleções:I - GCC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cínthia de Fátima Silva Araújo.pdf891.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.