Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13304
Título: Benefícios assistenciais e a flexibilização do critério objetivo de miserabilidade
Autor(es): Araújo, Fernando Macedo de
Palavras-chave: Benefícios Assistenciais
Renda Per Capta
Flexibilização
Miserabilidade
Data do documento: 2015
Resumo: O presente artigo é realizado majoritariamente a partir de uma pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, tendo por objetivo analisar os Benefícios Assistenciais – BPC – Lei n°. 8.742/93 – Lei Orgânica da Assistência Social, e o seu contexto histórico. O requisito necessidade ou miserabilidade se traduz, em moldes estritamente normativos, na situação em que o sujeito comprova que a renda per capita mensal embolsada por sua família, não ultrapasse o limite de ¼ (um quarto) do salário mínimo, previsão esta dada pela Lei nº 8.742/93 (LOAS), no seu art. 20, §3º, e, que não sendo observada, inviabiliza a concessão do benefício de prestação continuada – BPC. Contudo, tal critério é, muitas vezes, insuficiente para comprovar a miserabilidade do requerente, tendo em vista o seu caráter objetivo diante de situações subjetivas, ou seja, faz-se necessário que a análise da necessidade seja feita considerando o caso concreto, ou seja, que seja flexibilizado esse critério objetivo de miserabilidade. Faz-se necessário a utilização de entendimentos jurisprudenciais do STF, STJ e da TNU, que procuram contornar o limite único imposto pela LOAS, pois a abordada flexibilização se trata de um antídoto em face de qualquer forma de retrocesso social que venha afrontar o bem-estar e a justiça social dos cidadãos, ambos escopos da ordem social, preconizada na Carta Republicana de 1988.
Descrição: ARAÚJO, F. M. de. Benefícios assistenciais e a flexibilização do critério objetivo de miserabilidade. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13304
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando Macedo de Araújo.pdfFernando Macedo de Araújo706.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.