Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13406
Título: Procedimento administrativo na execução penal: a divergência quanto à imprescindibilidade da defesa técnica à luz da ampla defesa e do contraditório
Autor(es): Costa, Marcos Aurélio Henrique da
Palavras-chave: Procedimento
Execução penal
Ampla defesa
Jurisprudência
Data do documento: 2015
Resumo: presente artigo é realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo analisar o procedimento administrativo na execução penal no que concerne à imprescindibilidade da defesa técnica em atenção ao princípio constitucional do contraditório e da ampla defesa, haja vista que, o judiciário brasileiro ainda não apresenta um posicionamento homogêneo e consolidado a cerca do tema. A apuração de falta disciplinar grave prescinde de devido procedimento administrativo disciplinar de competência do diretor do estabelecimento prisional, com a necessidade de rigorosa observância do direito de defesa ao acusado, sob pena de nulidade. Desse modo, são diversos os posicionamentos da jurisprudência concernentes à irrelevância da defesa técnica voltada para o acusado, assim como em saber se é nulo o procedimento sem a presença de defensor habilitado em todas as suas fases. Destarte, a partir deste estudo verifica-se que a ausência de defesa técnica no presente procedimento administrativo enseja na violação às garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa, considerando que a extensão do direito à defesa é a mais ampla possível.
Descrição: COSTA, M. A. H. da. Procedimento administrativo na execução penal: a divergência quanto à imprescindibilidade da defesa técnica à luz da ampla defesa e do contraditório. 2016. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13406
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Aurélio Henriques da Costa.pdfMarcos Aurélio Henriques da Costa485.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.