Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13704
Título: Diagnóstico de alguns fatores que contribuem para as dificuldades do ensino de química
Autor(es): Souza, Adrielma Silva de
Palavras-chave: Escola pública
Dificuldades
Ensino de química
Data do documento: 21-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho visa realizar um levantamento dos fatores que contribuem para as dificuldades no ensino de Química na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Izabel Rodrigues de Melo, situada no Distrito de Galante no Município de Campina Grande-PB. Neste enfoque procurou-se refletir sobre a prática do ensino e aprendizagem na disciplina de Química nos espaços de uma escola pública com o intuito de gerar contribuições nas ações docentes pela busca da melhoria do ensino. A pesquisa efetuada na escola ocorreu por meio de questionários semiestruturados aplicados aos alunos do ensino médio diurno que comporta o Programa do Ensino Médio Inovador a fim de diagnosticar alguns fatores existentes no contexto escolar que podem influenciar diretamente no processo de ensino e aprendizagem de Química, considerando a relevância dessa ciência que vem desempenhando na sociedade e consequentemente na vida dos alunos envolvidos. Mediante a análise dos questionários, pôde-se ter uma ideia dos anseios e carências do sistema escolar de acordo com os alunos. Os dados mostram a falta de recursos e estrutura, como a ausência de salas de vídeo e de informática, bem como de livros didáticos que configuram-se como fatores que vem a acentuar as dificuldades no ensino e aprendizagem de Química. Contudo os alunos afirmaram em maior porcentagem estarem satisfeitos com o ensino de Química oferecido por sua escola, e para mais, apresentaram o critério “pouco difícil” em destaque no questionamento quanto a dificuldade em aprender tal ciência. Os resultados obtidos servirão como instrumento propulsor para realces práticos de intervenção no processo de ensino e aprendizagem da disciplina, pois apesar das dificuldades encontradas, a análise da pesquisa contribuiu significativamente para maior entendimento do problema.
Descrição: SOUZA, Adrielma Silva de. Diagnóstico de alguns fatores que contribuem para as dificuldades do ensino de Química. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13704
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ADRIELMA SILVA DE SOUZA.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.