Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13711
Título: Fim do afeto e o início da vida: análise do divórcio extrajudicial e a proteção ao nascituro
Autor(es): Souza, Michelle Jennifer de Lima
Palavras-chave: Desjudicialização
Divórcio extrajudicial
Nascituro
Data do documento: 16-Dez-2016
Resumo: A presente monografia tem por finalidade propor uma análise sobre o instituto do divórcio administrativo realizado pelo serviço notarial, frente à decisão do CNJ, que passou a condicionar a lavratura de escritura de divórcio à declaração das partes ao tabelião que a cônjuge virago não está grávida ou, ao menos, não têm conhecimento sobre tal condição. Neste sentido, reflete-se acerca da proteção ao nascituro, observando as correntes que tratam sobre o início da personalidade jurídica, bem como, o novo Código de Processo Civil, analisando a possível mitigação do direito à intimidade e a vida privada dos cônjuges, chegando à discussão, se tal mudança seria um retrocesso jurídico, uma violação às garantias fundamentais dos cônjuges ou, se os direitos resguardados por tal mudança, quanto aos filhos nascituros, são indisponíveis e não alcançados por outros meios. Nesta proposta de estudo, utilizarse- á o método principal de abordagem analítica, organizando a pesquisa de forma sistemática e planejada, analisa-se historicamente a formação e evolução do instituto do divórcio e da proteção ao nascituro, baseando-se em documentações indiretas, compreender as modificações sociais decorrentes.
Descrição: SOUZA, M. J. de L. Fim do afeto e o início da vida: análise do divórcio extrajudicial e a proteção ao nascituro. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13711
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelle Jennifer de Lima Souza.pdfMichelle Jennifer de Lima Souza638.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.