Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13801
Título: Prisão preventiva: discussões acerca do limite temporal
Autor(es): Sousa, Juciane Cavalcante
Palavras-chave: Prisão preventiva
Processo penal
Limite temporal
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: O Estado brasileiro não faz o que reza a nossa Carta Magna, principalmente quanto ao agravamento das desigualdades sociais e suas consequências, por exemplo, o crescimento da violência, a superlotação carcerária, o número elevado de decretação de prisão preventiva. Analisando a prisão provisória, deu-se enfoque para as discussões em torno da falta de limitação temporal legal no curso da ação penal. Por isso a proposta de reflexão crítica sobre a razoabilidade da duração desta provisória e aplicação individual dos princípios processuais penais ao caso concreto. Propôs-se ressignificação para esse vazio processual penal com o intuito de contribuir com os operadores do Direito na busca de remédio jurídico viável em face da falha legislativa. Trabalhou-se, neste desenvolvimento, com revisão bibliográfica voltada para a minirreforma que trouxe a Lei n.º 12.403/2011. Se o recurso físico previsto no art. 319, IX, CPP – monitoração eletrônica – existisse de acordo com a Lei anterior, haveria efetivo cumprimento das medidas alternativas ao cárcere e diminuição de presos provisórios e evitaríamos o dualismo constitucional que envolve a liberdade do indivíduo versus prisão preventiva do acusado, inocente antes do trânsito em julgado de sentença penal condenatória, de acordo com o art. 5º, LVII, CF. Por fim, concluímos que, mesmo sem determinação temporal legal, não há que se falar em prejuízo para o réu, dado existir instituto penal chamado detração, art. 42, CP, para sanar tal questão, porém, ao garantir esse direito que é do preso provisório, esvazia-se da sociedade o sentimento de Justiça e a credibilidade no Poder Judiciário.
Descrição: SOUSA, Juciane Cavalcante. Prisão preventiva: discussões acerca do limite temporal. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13801
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juciane Cavalcante Sousa.pdf360.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.