Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13803
Título: A relevância do conselho municipal de defesa dos direitos da criança e do adolescente (cmddca/cg) para a política de atendimento à infância e adolescência
Autor(es): Azevêdo, Danielle Almeida Gomes de
Palavras-chave: Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA/CG)
Conselho de Direito
Política de atendimento
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a relevância do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campina Grande (CMDDCA/CG), instituído por meio da Lei Municipal n.º 2.371 de 27 de dezembro de 1991, para a política municipal de atendimento à infância e adolescência. A criação do CMDDCA/CG está prevista na Lei n.º 8.069 de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O art. 88, II da citada Lei, assevera que este Conselho é responsável pela elaboração, fiscalização e controle da política de atendimento à infância e adolescência no Município, conforme delega o art. 29, III, g, da Lei Orgânica do Município. Quanto à metodologia, se trata de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, analítica e comparativa, em que se usou como instrumento um questionário de perguntas abertas, aplicado com 02 (dois) Conselheiros de Direito, sendo, 01 (um) representante do governo e 01 (um) representante da sociedade civil organizada, onde foram abordadas questões pertinentes à elaboração e execução da política, as dificuldades enfrentadas pelo referido Conselho e o apontamento de possíveis soluções. Nesse sentido, a metodologia adotada permite uma análise e reflexão acerca dos problemas enfrentados pelo CMDDCA/CG, no tocante a estrutura e funcionamento, e os reflexos disso na elaboração e execução da política de atendimento a infância e adolescência. Os resultados indicam que urge a necessidade de capacitações no sentido de instruir os Conselheiros de Direitos no tocante ao grau de importância da política de atendimento à criança e ao adolescente; bem como, de uma articulação para que o referido conselho trabalhe em Rede, com vistas a consolidação de um efetivo Sistema de Garantia de Direitos.
Descrição: AZEVEDO, Danielle Almeida Gomes de. A relevância do conselho municipal de defesa dos direitos da criança e do adolescente (cmddca/cg) para a política de atendimento à infância e adolescência. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13803
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Almeida Gomes de Azevedo.pdf516.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.