Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13842
Título: A proteção jurídica dos animais no Brasil
Autor(es): Lima Neto, João Soares de
Palavras-chave: Proteção Jurídica
Animais
Tutela
Legislação ambiental
Data do documento: 2017
Resumo: O presente artigo científico promove reflexões acerca da proteção dada pelo ordenamento jurídico brasileiro aos animais, na Constituição Federal, na legislação infraconstitucional, em decretos e jurisprudências. Ocorre que na realidade, ainda existe muita falha, restando saber se é atribuída a falta de conscientização da sociedade, dos órgãos responsáveis pela fiscalização, ou da qualidade das normas protetivas existentes. Ponderou-se que a atenção brasileira se voltou tardiamente para a defesa dos direitos dos animais, que passaram muito tempo esquecidos, submetidos a todo tipo de abusos e opressão, sendo, este, portanto, o momento oportuno para a discussão e promoção do tema. Ademais, na avaliação do estudo, confirmou-se uma tendência louvável de valorizar o direito do animal no sistema jurídico brasileiro, tendo como prova disso, a tutela adotada pela Constituição de 1988, reforçada pelas leis infraconstitucionais, e reafirmadas pelas decisões do Supremo Tribunal Federal. A metodologia usada para a análise do tema proposto teve como base a apreciação de materiais produzidos por teóricos e doutrinadores, além do corpo de normas jurídicas do direito brasileiro.
Descrição: LIMA NETO, J. S. de. A proteção jurídica dos animais no Brasil. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13842
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Soares de Lima Neto.pdfJoão Soares de Lima Neto974.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.