Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13938
Título: A cidadania cultural como instrumento em defesa do patrimônio histórico e preservação da cultura.
Autor(es): Miranda, Danilla Mickelly Marcelino de
Palavras-chave: Defesa Patrimonial
Cidadania Cultural
Patrimônio histórico
Preservação Cultural
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal traçar uma análise sobre o direito de acesso a cultura, previsto no artigo 215 da Constituição Federal, pautando-se na responsabilidade do Estado em garantir este direito à sociedade, bem como o dever de preservação que o parágrafo 1º do artigo 216 da magna carta atribui ao Estado em concomitância com a comunidade e que formam a chamada Cidadania Cultural. Partindo do pressuposto de que a preservação do patrimônio histórico e cultural é indispensável, não apenas para a valorização da memória histórica, mas também para que se garanta o cumprimento de normas de cunho ambiental, administrativo e penal, analisamos os instrumentos processuais que viabilizam o exercício do dever de preservação inerente ao cidadão brasileiro, para que possa por meio destes defender este direito difuso, garantindo assim o direito seu e da coletividade. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, consultando obras de renomados autores que discutem esta temática, bem como as leis e documentos oficiais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a exemplo do Livro de Registros e do Tombo. Compreende-se, que a democracia conquistada exige do cidadão uma postura ativa na defesa de seus direitos, sendo a marca de uma sociedade organizada a cidadania participativa. Deste modo, faz-se necessário que a comunidade tome a linha de frente no processo de salvaguarda do Patrimônio histórico e cultural, para que se efetive o pleno exercício da Cidadania Cultural.
Descrição: MIRANDA, Danilla Mickelly Marcelino de. A cidadania cultural como instrumento em defesa do patrimônio histórico e preservação da cultura. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13938
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilla Mickelly Marcelino de Miranda.pdf520.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.