Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14002
Título: Aborto: o impacto das decisões jurisprudenciais no ordenamento jurídico-penal e suas implicações no contexto social
Autor(es): Fonseca, Cláudia da Silva
Palavras-chave: Aborto
Legislação Penal
Direito à vida
Data do documento: 2017
Resumo: O tema central deste trabalho é o aborto e o seu tratamento no Código Penal brasileiro. A pesquisa em questão objetiva retratar o impacto que as decisões jurisprudenciais têm acarretado em nosso ordenamento jurídico-penal e suas consequentes implicações no contexto social. Embora a lei penal vise coibir a prática da conduta criminosa do aborto, as jurisprudências atuais têm se mostrado favorável à sua legalização, trazendo como consequência diversos questionamentos e debates em torno da vida humana. No Estado Democrático de Direito, a pessoa humana deve ser protegida pelo Estado desde o primeiro momento de sua existência, levando-se em conta a permissão da prática abortiva apenas nos casos de extrema necessidade em que a ciência comprove a impossibilidade da vida humana. No entanto, algumas correntes defendem a manutenção ou revogação da conduta criminosa do aborto no Código Penal Brasileiro. Para isso, faz-se necessário ressaltar o direito à vida como fundamento basilar de todo o ordenamento jurídico, sendo ele essencial para a continuidade da espécie humana.
Descrição: FONSECA, C. S. Aborto: o impacto das decisões jurisprudenciais no ordenamento jurídico-penal e suas implicações no contexto social. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14002
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudia Silva Fonseca.pdfCláudia Silva Fonseca902.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.