Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14040
Título: Uma idosa na família: comportamento social e relação familiar em Feliz Aniversário, de Clarice Lispector
Autor(es): Santos, Alex Marinho dos
Palavras-chave: Estudo discursivo
Família tradicional
Comportamento social
Data do documento: 4-Ago-2017
Resumo: Este estudo busca discutir o papel do idoso nas relações sociais no âmbito familiar, destacando o comportamento da sociedade burguesa tradicional brasileira em relação aos mais velhos. Tomando por base o conto "Feliz Aniversário", de Clarice Lispector ([1960] 1998), observamos o modo pelo qual as relações interpessoais são pautadas: apatia, hipocrisia e falsidade da parte dos membros da família quanto à velha matriarca, cuja comemoração dos oitenta e nove anos de vida constitui o fato narrado. D. Anita, aparentemente apática ao que se passa em sua volta, revela, através de intensa vida interior, o profundo desprezo que vota a filhos e noras, bem como um sistema de valores significativamente conservadores e firmemente arraigado, razão principal da hostilidade que virá à tona como clímax da narrativa. Importante destacar o caráter verossimilhante que a ficção assume, como agudo comentário acerca da posição da mulher no instituto familiar e social, mesmo no que concerne aos dias atuais. A metodologia utilizada para esta análise foi a pesquisa bibliográfica, tendo por base teórica principal as reflexões de FERREIRA (1986), D'INCAO (2004) e DEL PRIORE (2005), dentre outros. Esperamos que esse trabalho venha ajudar outros pesquisadores, abrindo e/ou ampliando os parâmetros de análise sobre o tema.
Descrição: SANTOS, A. M. dos. Uma idosa na família: comportamento social e relação familiar em Feliz Aniversário, de Clarice Lispector. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14040
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alex Marinho dos Santos.pdf821.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.