Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14047
Título: Currículo e atendimento educacional especializado para crianças/ pessoas com deficiência: reflexões a partir de publicações do II CINTEDI
Autor(es): Araújo, Polyanna Ramos Cândido de
Palavras-chave: Educação especial
Pessoas portadoras de necessidades especiais
Educação inclusiva
Data do documento: 8-Ago-2017
Resumo: A Educação Especial tem assumido um papel indispensável à inclusão das crianças/pessoas com deficiência no processo regular de ensino e no convívio social, de modo que as leis que a regulamentam possibilitam estratégias e serviços para promover uma educação com caráter inclusivo. Nesse aspecto, esse artigo se propõe a analisar a produção bibliográfica na área/grupo de trabalho “Currículo e educação inclusiva”, do II Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI) para, a partir deles, abordar experiências e possibilidades de educação inclusiva em articulação com atendimento educacional especializado (AEE) para as pessoas com deficiência, especialmente relacionadas a dificuldades intelectuais de aprendizagem. Consiste numa pesquisa bibliográfica, através da qual foram selecionados e analisados sete artigos com o tema em foco, destacando-se o artigo “A educação especial das crianças com dificuldade de aprendizagem na APAE em Esperança – Paraíba: sob o olhar da família” de Ednalva de Luaa Alves e Joel Guedes de Sousa. Conclui que a educação regular, por si mesma, ainda não tem desempenhado com excelência seu papel de indutora da inclusão, seja por falta de formação adequada dos/as profissionais ou de recursos para tornar os ambientes e as aulas mais acessíveis, agradáveis e produtivas. Portanto, é pertinente, de fato, a articulação e complementaridade entre educação regular e especializado. Nesta perspectiva, é mister reconhecer que alguns passos importantes têm atendimento educacional sido dados, mas ainda bastante distantes do almejado.
Descrição: ARAÚJO, P. R. C. de. Currículo e atendimento educacional especializado para crianças/ pessoas com deficiência: reflexões a partir de publicações do II CINTEDI. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14047
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Polyanna Ramos Cândido de Araújo.pdf401.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.