Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14051
Título: Formação do pedagogo: um olhar a partir do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)/ Campus I
Autor(es): Oliveira, Rafaelli Silva de
Palavras-chave: Formação do pedagogo
Perfil do pedagogo
Mercado de trabalho
Data do documento: 8-Ago-2017
Resumo: Entendendo educação como fenômeno que se desenvolve em conversação entre o saber e o fazer, e que se realiza com e para pessoas em diferentes níveis de maturação e variadas realidades, faz-se necessário compreender o surgimento da Pedagogia em seu sentido mais amplo e arraigado. A partir do percurso trilhado pelo Ensino Superior no Brasil, fazemos um relato acerca das raízes históricas em que se fundaram o Curso de Pedagogia no Brasil, e como a Resolução CNE 1/2006 garantiu a formação do Pedagogo, visando maior pluralidade do fazer pedagógico as atividades docentes, abrangendo sua atuação aos campos da organização e gestão dos sistemas e instituições de ensino. O estudo permitiu visualizar através do resgate histórico articulado a análise do Projeto Político do Curso de Pedagogia da UEPB e as entrevistas feitas a egressos do mesmo, enfocando o objetivo desse trabalho que é investigar até que ponto a formação oferecida pelo Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, atende ao perfil proposto que é, “formar pedagogos/as, capacitados a atuarem na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão de Processos Educativos” bem como ao exigido pelo mercado de trabalho. Para tanto, utilizamos como abordagem teórico-metodológica os estudos de Gonçalves e Donatoni (2007), Andreoti (S/D), Brito (S/D), Castro (2003), Sá (1997), Libâneo (2002), Arantes (S/D), Silva (S/D) entre outros. Para consecução da mesma realizamos uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo através de pesquisa documental e entrevista semi-estruturada. Participaram desta, 10 egressos do curso em apreço. Após análise do material coletado, é possível afirmar que o Curso, para estes egressos, atende em parte ao perfil prescrito, entretanto, carece ser reorganizado, tendo em vista a sua própria organização, bem como os conteúdos estudados e a relação destes com a prática do pedagogo.
Descrição: OLIVEIRA, R. S. de. Formação do pedagogo: um olhar a partir do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)/ Campus I. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14051
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaelli Silva de Oliveira.pdf881.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.