Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14056
Título: Educação no campo: realidade socioambiental no livro didático e nas vozes das professoras
Autor(es): Anjos, Valkiria Silva Lira dos
Palavras-chave: Educação no campo
Realidade socioambiental
Livro didático
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: Este trabalho analisa de que forma a temática socioambiental campesina é tratada nos Livros Didáticos de Línguas Portuguesa (LDLP) utilizados nos 6º e 9º anos do ensino fundamental II e nas vozes de duas professoras, efetivas nas Escolas Públicas rurais na Cidade de Barra de Santana-PB. A pesquisa orientou-se por um levantamento bibliográfico baseado em autores que discutem a Educação no Campo (ARROYO, 2005; CALDART, 2002; MOLINA, 2004), analisei o livro didático na Escola (BITTENCOURT, 2011, MARCUSCHI, 2001; GRIGOLETTO, 1999) em diálogo com a sua realidade socioambiental local por meio de pesquisa de campo. Realisamos visitação ás escolas, esta pesquisa deu-se por meio das seguintes etapas: (I) aplicação de um questionário com duas professoras efetivas de língua portuguesa; (II) análise da temática socioambiental campesina tratada nos exemplares analisados e (III) avaliação dos depoimentos das professoras. Os resultados revelam que a temática socioambiental campesina local mostra-se silenciada tanto nas propostas textuais e conteúdos didáticos no LDLP, quanto na avaliação das professoras questionadas. Com esta constatação entende-se que as propostas para a Educação no Campo, no que se refere à realidade socioambiental veiculada nos LDLP devem ser repensadas, além de que os professores atuantes nessas escolas repensem sua prática docente.
Descrição: ANJOS, V. S. L. dos. Educação no campo: realidade socioambiental no livro didático e nas vozes das professoras. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14056
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valkiria Silva Lira dos Anjos.pdf708.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.