Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14118
Título: A dominação masculina na música “Esse cara sou eu” de Roberto Carlos
Autor(es): Silva, Sandra Bréa Alves da
Palavras-chave: Análise do discurso
Dominação masculina
Representação da mulher
Sujeito Social
Data do documento: 27-Mai-2016
Resumo: Homem e mulher, juntos, são os responsáveis pela formação e organização da sociedade tal como a conhecemos hoje. Ao longo da história, foi se percebendo o predomínio da vontade do homem (masculino) sobre a natureza e nas relações sociais, e em especial, sobre a mulher. Desta dominação masculina, materializam-se diversas formas de superioridade, seja na arte, nas empresas, no lar, na música, sempre marcada na história, ora de forma mais aguda, ora de modo silencioso e até inconsciente. Nesta perspectiva é que se justifica a realização do presente trabalho, tendo como objetivo principal analisar a dominação masculina na música “Esse Cara sou Eu” de Roberto Carlos (vide anexo). Para isto, temos como premissa o sujeito discursivo representado na música objeto de estudo, que não é o cantor Roberto Carlos, mas um sujeito inserido na sociedade, participante de seus problemas e ações, que vive interpelado por outros discursos. Desta forma, analisamos a posição do sujeito locutor que fala e o sujeito interlocutor que se apresenta como ouvinte. No discurso do texto da música, o sujeito faz uma evocação baseada no discurso do amor carnal, mas também do amor romântico. O estudo se baseou na literatura acerca da Análise de Discurso Francesa, das representações sociais e da dominação masculina, tendo como referência os teóricos Orlandi (2012), Moscovici (1975; 2003) e Bourdieu (2011), respectivamente. Usamos do método dialético para dar sustento aos procedimentos usados, valendo-se ainda de uma pesquisa bibliográfica e histórica básica para melhor trabalhar os assuntos levantados. A partir da análise de discurso do texto e das interpretações feitas, foi possível perceber que a representação da mulher ainda se encontra fortemente relacionada com a dominação masculina. Apesar das conquistas, as mulheres ainda deixam em segundo plano, mesmo que implicitamente, seus desejos e vontades. Na medida em que o tempo passou, o homem se realizou social e historicamente, enquanto a mulher continua lutando por conquistas em espaços compartilhados com homens.
Descrição: SILVA, S. B. A. da. A dominação masculina na música “Esse cara sou eu” de Roberto Carlos. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14118
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra Bréa Alves da Silva.pdf12.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.